saloma do blog Autos Orfãos Autodromo de Interlagos SP Fusca Club ABC Monte seu VW hot rod brasil forca livre motorsport Portal do Carro Antigo venda direta

Traduzir o Blog

Arquivos do blog

9 de out de 2009

50 anos de Fusca no Brasil

Volkswagen Fusca

Fusca faz 50 anos de Brasil!

O lendário besouro completou este mês 50 anos de Brasil. O primeiro Fusca saiu da linha de montagem no dia 3 de janeiro de 1959 e acumulou 3,1 milhões de unidades comercializadas até 1996.

Comunidades no Orkut

Apesar de da fabricação ter sido encerrada, basta entrar no Orkut e procurar por comunidades sobre Fusca que irá perceber como ainda faz sucesso. Há comunidades que apelam para nostalgia como "Eu já empurrei um Fusca!!!", "Eu já andei de fusca... ". Há também dos proprietários que não aceitam preconceito como "É Fusca Mas É Meu!!", "Tenho Fusca sim, e daí?" e "Não que ir de FUSCA!? Vá a PÉ!".

Os primeiros nacionais

Os primeiros Fuscas foram construídos em um galpão alugado pela Volkswagen no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP). O Fusca já era fabricado no Brasil desde 1951, mas pela empresa Brasmotor. Os carros eram importados da Alemanha e montados no sistema CKD (Completely-Knocked-Down, ou completamente desmontados). Em 1959, a produção do modelo foi transferida para a fábrica da Anchieta de onde saíram as primeiras unidades do Fusca brasileiro.
Nas décadas seguintes, o carro assumiu a liderança entre os veículos de passeio e continuou a ser fabricado até 1986, quando foi aposentado pela primeira vez. Sete anos depois, o então presidente da república, Itamar Franco, solicitou à Volkswagen que o Fusca voltasse a ser produzido. O “segundo mandato” do modelo durou até junho de 1996, quando o Fusca se despediu com a marca de 3,1 milhões de unidades vendidas. O modelo permaneceu na liderança de vendas do mercado por 24 anos consecutivos (1959 até 1982).

Inspiração para o SP2

O Fusca inspirou a criação de outros modelos, como a Brasília, apresentada em 1973 como uma opção mais sofisticada ao "besouro"; o SP2, projeto integralmente desenvolvido no Brasil e que primava pelas formas arrojadas; e o TL, sucessor do Fusca quatro portas, popularmente conhecido como "Zé do Caixão", devido à disposição das maçanetas nas quatro portas.
O Dia Nacional do Fusca, 20 de janeiro, foi instituído pela Volkswagen no final dos anos 80 em homenagem a vários fãs do automóvel, que costumavam se reunir com seus Fuscas para contar histórias sobre o modelo. Em 1996 a Prefeitura Municipal de São Paulo oficializou a data em seu calendário de eventos.

Fonte: VW
Texto: Equipe MotorClube
Foto: R. Anselmo

Nenhum comentário:

Contato

Seu Nome :
Seu E-mail :
Assunto :
Menssagem :
Imagem (case-sensitive):

Pesquisar este blog