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8 de fev de 2010

Para que servem

produtos automotivos
Alguns acham que é cera outros polidor. Para tirar a dúvida, aqui vão algumas explicações.

POLIDOR - O polidor é um produto pastoso ou líquido sem cera que apenas limpa e renova o acabamento da pintura removendo manchas de pintura queimada (oxidada), manchas diversas e pequenos riscos na superfície. A pintura oxidada se apresenta como manchas claras e foscas na pintura em locais expostos ao sol.

Um carro que não foi polido durante muitos anos pode apresentar uma pintura totalmente fosca e queimado e sem nenhum brilho.

O polidor pode ainda condicionar a pintura repondo óleos e outras substâncias na tinta. Ao eliminar as camadas oxidadas e foscas o produto polidor deixa a pintura com uma cor uniforme e com aspecto de novo.

O polidor normalmente é uma mistura de solventes derivados de petróleo, óleos e partículas abrasivas (ex: óxido de alumínio, silicato de alumínio, argila, carga mineral) que atuam como uma lixa muito fina removendo uma pequena camada de tinta velha e expondo a tinta nova por baixo.

Os polidores não contêm cera porque a sua finalidade é apenas limpar a superfície sem proteger.

Ao aplicar um polidor é normal que a estopa ou flanela fique da cor da tinta porque a tinta velha removida ficará retida na estopa.

O polidor pode ser adquirido em varias graduações de tamanho de grão identificado por um numero.

Os polidores com grãos maiores são mais agressivos e removem mais tinta eliminando risco maior da pintura, já os polidores de grão fino são menos agressivos e removem pouca tinta e eliminam apenas pequenos riscos.

Existem polidores de grão extra fino também chamados de composto lustrador que são utilizados para eliminar riscos muito finos no acabamento final antes de aplicar a cera protetora.

Após usar um polidor agressivo de grão grosso é necessário polir com um polidor de grão fino e depois extrafino para eliminar os riscos do próprio polidor.

Os polidores devem ser usados somente quando realmente necessário porque a cada aplicação reduzem a espessura da tinta até aparecer a tinta de fundo e a chapa. Antes de aplicar o polidor o carro deve estar perfeitamente limpo para evitar aranhões ao polir.

O Polidor normalmente é aplicado manualmente com pano, estopa ou algodão especial.
Para um serviço mais rápido algumas empresas usam usar uma maquina especial chamado de politriz com disco (boina) rotativa de espuma.

*Não aconselho o uso dessa máquina para a aplicação da cera. Isso não é necessário.

MASSA PARA POLIR- A massa para polir é similar ao Polidor porém em forma de pasta e geralmente mais agressiva e com mais abrasivos.

Deve ser usado apenas em pinturas muito oxidadas ou com riscos mais profundos. Evite o uso de massa para polir a todo custo, para não desgastar a camada de tinta.

A massa de polir pode ser adquirida em varias graduações para uma remoção mais agressiva ou mais branda da tinta.

A massa para polir não oferece proteção para a pintura e deve ser seguida de uma aplicação de cera.

CERA - A Cera para uso automotivo é um produto líquido ou pastoso que tem a única função de proteger a pintura contra o sol, a chuva, poeira, a oxidação, enquanto deixa a superfície lisa e brilhante.

A cera mais conhecida e utilizada em todo o mundo para proteção de veículos é a cera é retirada da resina de vegetais.

A cera vegetal é muito boa e resiste bem a altas temperaturas (ex: no sol) porque derrete apenas acima de 80 graus centígrados. Ceras automotivas normalmente são uma mistura de cera de vegetais, óleo, parafina, aditiva e solventes diversos.

As ceras limpadoras não contêm abrasivos, portanto não eliminam riscos, sujeiras ou tinta oxidada. A cera normalmente é translúcida e não deixa resíduos depois de aplicado.

Ao contrário dos polidores, a cera normalmente é mais fácil de espalhar e aplicar, especialmente se ela for líquida. Em pinturas muito envelhecidas é recomendado primeiro eliminar as imperfeições da pintura com um bom polidor antes de aplicar a cera.

A cera deve ser aplicada com temperaturas ambiente acima de 16 gráus centígrados e na sombra, com boa luminosidade para enxergar melhor o serviço. A cera em pasta é espalhada e friccionada sobre a pintura com estopa, algodão ou flanela formando uma camada fina.

O excesso de cera irá formar manchas claras de cera que é dura e difícil de remover.
A cera líquida já substituiu com vantagem as ceras em pasta.

A pintura pode ser friccionada com flanela ou estopa limpa alguns minutos após aplicar a cera e novamente após algumas horas para realçar o brilho.

A pintura com cera irá resistir melhor a pequenos aranhões e será muito mais fácil de lavar porque evita a aderência da sujeira.

A durabilidade da cera pode variar de acordo com o uso e a exposição ao sol e intempéries. Mas deve tranquilamente durar de 10 a 15 dias ou até a próxima lavagem.Algumas ceras contem ingredientes adicionais como silicone, PTFE (Teflon) e polímeros acrílicos.

Os fabricantes dizem que a proteção dura mais com estes ingredientes. As modernas pesquisas demonstram que o silicone é prejudicial à pintura e produtos que tenham esse ingrediente estão sendo banidos para uso na carroceria dos veículos.

CERA PROTETORA- É a mesma coisa que cera e apenas protege a pintura e melhora o brilho. Não contem abrasivos e é fácil de aplicar.

CERA POLIDORA - A cera polidora tenta reunir as vantagens do polidor com as vantagens da cera.

A cera polidora possui partículas abrasivas para eliminar pequenos riscos e pintura queimada e contem ainda cera para oferecer proteção e brilho.

A cera polidora é um produto dois-em-um que agiliza o tratamento da pintura porque permite polir e encerar numa única operação.

A grande maioria dos produtos pastosos hoje vendidos em latas no supermercado (Grand Prix, Carnu, Pérola, Proauto etc...) podem ser classificados como cera polidora apesar de muitos serem identificados simplesmente como cera.

Para uso freqüente a cera polidora é sem dúvida agressiva demais e pode diminuir a vida útil da pintura devido ao desgaste da tinta provocado pelos abrasivos a cada aplicação.

Hoje existem peras polidoras específicas para cada tipo de pintura onde a diferença deve estar na quantidade e tipo de abrasivos presentes conforme o tipo de pintura onde vai ser utilizado (metálica, nova, queimada, etc...).

A cera polidora para pintura oxidada pode conter mais abrasivo enquanto para pintura metálica com verniz pode conter menos abrasivos ou abrasivos mais finos.

*Recomendo usar cera polidora somente quando necessário, para eliminar riscos, pintura queimada e outras imperfeições.

CERA LIMPADORA- As ceras limpadoras contem solventes para limpar a pintura e cera para oferecer proteção e brilho porem não contem partículas abrasivas.

A cera limpadora faz uma limpeza suave e protege a pintura com cera, normalmente cera de origem vegetal.

Agora que você já sabe as definições, escolha o produto que lhe é conveniente e bom trabalho.

É bom lembrar que antes de começar a polir ou encera seu veiculo, isole as partes sensiveis tais como: pneus, borrachas e plásticos para não ter uma desagradável surpresa.

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