saloma do blog Autos Orfãos Autodromo de Interlagos SP Fusca Club ABC Monte seu VW hot rod brasil forca livre motorsport Portal do Carro Antigo venda direta

Traduzir o Blog

23 de fev de 2010

Dodginho da Inglaterra para o Brasil

dodginho 73

O lançamento ao público ocorreu em abril de 1973, e o carro logo foi chamado de "Dodginho";. O 1800 trazia motor dianteiro (desenvolvendo 78 cv), tração traseira e câmbio de quatro marchas, sendo oferecido nas versões Luxo e Gran Luxo. Como a empresa apressou o lançamento, num ano rico em novidades, o Dodginho apresentou muitos defeitos de qualidade, que comprometeram a sua imagem.

Em 1974 chegou a versão SE, de aparência esportiva e acabamento mais despojado, visando atingir o público jovem. Na linha 75, o Dodge 1800 era oferecido em quatro versões: básica, SE, Luxo e Gran Luxo. Os modelos 1976 do Dodginho trouxeram grandes novidades: disponível apenas nas versões Luxo e Gran Luxo, o carro foi rebatizado com o nome Polara, apresentando nova grade dianteira e lanternas traseiras redesenhadas, melhorando o aspecto visual.

Na mecânica, o cabeçote do motor foi retrabalhado, e ele ganhou novo carburador e, assim, a potência passou para 82 cv, tornando o Polara quase outro carro - principalmente se comparado dinamicamente ao 1800 de 1973 - tanto que acabou sendo eleito "O Carro do Ano", no Brasil.

Mais mudanças de estilo foram incorporadas em 1978, incluindo aí nova frente, com faróis retangulares e lanternas traseiras redesenhadas. No ano seguinte, o Polara Gran Luxo ganhou apenas novo tecido de estofamento, além de frisos protetores laterais - os carros de 1978 tinham apenas filetes na pintura. Como equipamento opcional, a grande inovação para um veículo dessa categoria foi a transmissão automática de quatro velocidades, com alavanca seletora no console.

Ainda em 1979 a Volkswagen adquiriu o controle acionário da Chrysler do Brasil, selando assim o destino dos Dodge nacionais. Nas mãos da Volkswagen, o Polara 1980 recebeu parachoques com polainas plásticas e bancos dianteiros de encosto alto. Foi lançada depois a versão GLS, de acabamento ao mesmo tempo luxuoso e esportivo, com painel de instrumentos importado, contendo seis mostradores, e carburador Weber. Pouco tempo depois a Volkswagen absorveu o restante da Chrysler, e começou a preparar a antiga fábrica para produzir seus caminhões.

Deste modo, as previsões mais sombrias confirmaram-se, e o Polara, bem como os demais modelos da marca, tiveram a produção oficialmente encerradas em 1981, após 92.665 unidades construídas.

Nenhum comentário:

Contato

Seu Nome :
Seu E-mail :
Assunto :
Menssagem :
Imagem (case-sensitive):

Pesquisar este blog