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13 de jan. de 2010

Um pouco sobre motores V8

motor v8 ford

As primeiras notícias que se existem de uso do oito cilindros em automóveis são da Rolls Royce que produzia motores para aviões e adaptou uma versão em uma pequena quantidade de automóveis, mas a produção em massa de carros com este motor deu-se com os Cadillacs. Estes carros usavam motores de 5429cc (331polegadas cúbicas). Após isso várias divisões da GM começaram a adotar este motor, assim como em outras empresas. Mas infelizmente com os problemas financeiros dos EUA estes motores pararam de ser usados em linhas de produção.

Este motor é cheio de particularidades interessantes, uma delas é que ele possui duas formas de disposição de virabrequim, fazendo um motor externamente parecido, mas internamente com características bem diferentes. Por exemplo, a opção de cross-plane é a configuração utilizada na maior parte dos carros V8 de rua. Cada “perna” está a 90° de angulo do cilindro anterior, então se olharmos do fim do virabrequim, veremos uma cruz. Com está configuração pode se conseguir um equilíbrio muito bom em termos de vibração do motor, mas exige pesados contrapesos sobre o virabrequim. Isso faz com que o V8 cross-plane tenha uma retomada de giro do motor que não consegue acelerar ou abrandar o ritmo muito rapidamente em comparação com outros modelos, devido à maior massa rotativa.

A ordem de disparos de faísca deste motor são relativamente regulares, as faíscas de cada bancada ocorrem na ordem Esq Dir Esq Esq Dir Esq Dir Dir. Em carros com duplo escape, este tipo de explosão faz com que o ronco fique “embaralhado”, fazendo com que a maioria das pessoas associem o seu com o de motores potentes.

Os V8 se popularizaram muito nos EUA e hoje são muito usados em preparações fortes e por fanáticos, como os hot rodders, por serem compactos mas terem muitas cilindradas. É raro encontrar um V8 com menos de 3.0L.

Mas não pense que os oito cilindros em V são todos iguais, temos várias divisões internas deles, como por exemplo os ângulos de disposição dos cilindros, sendo os mais comuns de 90° e 60°, mas existem exemplares com 45° e até 14°, que foi produzido pela Lancia em 1922. Este mesmo conceito de motor é usado até hoje nos famosos VR6 da Volkswagen. Ainda existem as divisões de small block e big block, sendo este último denominado big porque o bloco inicial desta família começa em 5.9L (360 polegadas cúbicas). É importante lembrar que o famoso Hemi, da Dodge / Chrysler se encaixa nesta divisão de big block.

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