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22 de dez. de 2009

Chegou as férias, hora de pegar a estrada

Hora de se programar para pegar a estrada, mas antes faça um check up no carro, para não ficar na mão.
pegando uma estrada

Vamos lá então:
- Freios;
- Faróis e lanternas;
- Pneus;
- Reservatório de água;
- Radiador;
- Cinto de segurança e documentação.

Freios

Muitas Colisões e acidentes de trânsito ocorrem por falta de manutenção no sistema de freios dos carros.
Quando você está dirigindo e percebe que o seu carro faz algum barulho estranho ao pisar no freio, o carro muda de direção puxando para o lado esquerdo ou direito, barulho de ferro com ferro como se estivesse raspando, direção ou rodas tremendo ao pisar no freio também são sinais que a um desgaste no sistema de freios do seu carro.
É importante você pedir para verificar, os discos, as pastilhas e as lonas de freio, e o fluído quando você mandar seu carro para a revisão.

Faróis e Lanternas

Com o tempo, a vibração do carro faz com que os faróis fiquem desregulados, especialmente nos modelos mais velhos. Nós não queremos que o farol do nosso carro ilumine o chão, ou cegue as pessoas que vêm de encontro a ele. Por isso, faça sempre aquela regulagem dos faróis em um centro automotivo. Custa não mais que 5, 10 reais. Ou faça a regulagem em casa mesmo
Mantenha os faróis e lanternas limpos, para não perderem eficiência. Essa dica é óbvia. Claro que é difícil o carro estar tão sujo que os faróis e as lanternas fiquem mais fracos. Mas ás vezes saímos de uma estrada de terra e não pensamos em fazer a limpeza dos mesmos, para melhor eficiência.

Pneus

Verificar a pressão de enchimento dos pneus uma vez por mês e especialmente, antes de um percurso a alta velocidade. A pressão correcta é um factor de segurança e de longevidade. Esta verificação deve ser efetuada ‘em frio’ (não ter rodado mais de 3 km). Não esquecer o pneu suplente e seguir as recomendações dos fabricantes. A cada troca de pneu, substituir a válvula. Ela assegura a estanquicidade e contribui para a longevidade dos pneus, porém deteriora-se sob o efeito da força centrífuga.
A equilibragem é vital para suprimir vibrações. Evita-se assim o desgaste prematuro dos pneus, dos órgãos de suspensão, direcção e dos rolamentos.

Reservatórios de água

Os reservatórios de água podem ser 3 em alguns modelos:
- Reservatório do radiador;
- Reservatório do para-brisa;
- Reservatorio do vidro traseiro.
Verifique sempre os níveis de água dos reservatórios, nunca ultrapasse o limite máximo dos mesmos. Nos reservatórios do vidro dianteiro e traseiro, não misture água com detergente ou sabão, procure misturar produtos indicados pelo fabricante.

Radiador

É imprescindível, em um país tropical como o nosso, que a manutenção seja criteriosa. Não basta colocar apenas água, pois se o radiador estiver sujo, seja externa ou internamente, será alterado o fator de troca térmica.
Problemas no sistema de arrefecimento podem trazer as mais graves conseqüências. Deve ser avaliado em conjunto com os sistemas elétricos (ventiladores, fiação, interruptores e sensores) para evitarem-se os inconvenientes do superaquecimento, aquecimento abaixo do ideal (que pode elevar o consumo e as emissões poluentes e causar perda de potência) e até d a perda de um motor.

Cinto de segurança e documentação

São itens importantes antes de sair. Verifique se toda a documentação está em dia, carteira de motorista, IPVA, seguro obrigatório, etc. Com segurança nem se fala, todos os cintos posicionados e em boas condições de uso, pois a multa por estes itens é bem salgada.

Depois de todas estas dicas, sai com seu carro pelas estradas a fora com mais segurança e lembre-se:

" Você está saindo para passear então respeite os limites de velocidade e as leis de trânsito para poder curtir mais o seu passeio."

Boas Férias e uma ótima viagem.

Ps.: Não se esqueça do macaco, do estepe, do triângulo e do extintor.

Abraço
          Ricardo Anselmo

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